jusbrasil.com.br
25 de Outubro de 2020

A importância de registrar marca de empresa no INPI

Bruno Zaramello, Advogado
Publicado por Bruno Zaramello
há 8 meses

Você já tentou brincar de fazer rap, mas se perdeu nas rimas? Tentou escrever uma redação com tema livre, mas a folha ficou em branco? Ou até já arriscou bolar, de brincadeira, um slogan inovador para alguma marca famosa?

Se você não é um compositor, escritor ou publicitário, você entendeu o meu ponto: criar algo novo é MUITO desafiador.

E é exatamente por isso que, se você conseguiu criar algo – uma marca diferenciada para a sua empresa ou o próprio nome dela, um novo produto, projeto ou outra ideia similar – você precisa proteger essa criação. E isso NÃO pode esperar.

No Brasil, essa espécie de registro é feita no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial (http://www.inpi.gov.br/). O processo não é simples. Envolve regras do Código Civil, Código Penal, Lei de Propriedade Industrial, Lei de Direitos Autorais, Convenção da União de Paris, e outras normas.

Por isso, a ideia aqui não é aprofundar no tema mas, em termos práticos, mostrar 3 motivos para você iniciar o processo de registro AINDA HOJE:

1) Plágio. Se houver uma marca ou patente já registrada, e você utiliza-la como se fosse de sua autoria, pode responder penalmente.

Daí porque o primeiro passo no processo de registro de marca é fazer uma busca para saber se alguém já não registrou uma criação parecida com a sua.

2) Quem registra é o dono. Se outra pessoa ou empresa registrar a sua marca ou patente antes de você, a rigor, a propriedade da marca será dela.

Por isso, é essencial iniciar o processo de registro antes de tornar pública a sua criação.

3) Crescimento de marca e diferenciação. O desenvolvimento de marca é uma das partes mais importantes da constituição de um negócio.

Não foi o acaso que fez iogurte virar Danone e lã de aço virar Bombril; foi muito investimento no fortalecimento dessas e de tantas outras marcas que se tornaram sinônimos de qualidade. Assim, para a sua empresa crescer, comece protegendo o nome e a marca.

Seja uma marca de empresa, de produto ou de serviço, seja um projeto industrial, ou qualquer outra criação, registre HOJE, porque amanhã já poderá ser tarde.


Quer falar diretamente comigo? Meu WhatsApp e outras redes sociais estão aqui.

Qual é a sua opinião?

Me conta nos comentários abaixo!

Se puder, deixa um 👍 para eu saber que você quer ler mais textos sobre esse tema.

E também clica abaixo para me SEGUIR - ícone verde, perto da biografia.

13 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Seguindoooo
Coisa boa a gente segue!
Texto leve!
Valeu! continuar lendo

Valeu, @fatimaburegio ! Sou também um admirador de seus textos - adorei o Amigo Estou Aqui! Um abraço. continuar lendo

Concordo! O registro imediato é realmente essencial! Parabéns pelo artigo. continuar lendo

Obrigado, @laynaarpini ! Um abraço. continuar lendo

Parabéns pelo Ótimo Artigo !!!!! continuar lendo

Obrigado, @marcoromar ! Um abraço continuar lendo

Dr. Bruno quanto ficaria o registro de uma marca, com logo com cores, enfim o registro de uma marca completa, teria como o Sr. Passar para o E-Mail : [email protected] continuar lendo

@marcoromar acabei de lhe escrever um e-mail teste. Veja por gentileza se o recebeu. Um abraço continuar lendo